TumTá

O TumTá é um instrumento vestível que dispara sons a partir de pisadas no chão. Ele tem a forma de duas palmilhas conectadas por fios a um transmissor que envia sem fios a informação das pisadas para um computador disparar samples sonoros. Ele foi desenvolvido a partir de uma demanda de Helder Vasconcelos no processo de criação de seu terceiro solo, durante a pesquisa contemplada com o Rumos Dança 2012-2014 do Itaú Cultural. Após o lançamento deste solo (Eu Sou) em julho de 2016, realizamos um projeto de pesquisa que contou com o incentivo do Funcultura para avaliar o uso do TumTá por outros artistas (https://tumta.wordpress.com/). Este instrumento é utilizado conjuntamente com o Pisada, que permite a variação dos samples disparados pelos pés sem sair do estado de dança.

Eu fui o principal desenvolvedor da eletrônica, estrutura e programação deste instrumento, tendo contribuido para O design de interação.

Helder Vasconcelos foi responsável pela concepção artística de interação com o instrumento, fez o design sonoro e foi durante os três primeiros anos de desenvolvimento o único avaliador e coordenador do desenvolvimento. É o primeiro virtuoso deste instrumento, tendoEle utilizou este instrumento em diversas apresentações artísticem São Paulo (SP), Recife (PE), São Luis (MA), Rio de Janeiro (RJ) e Ouro Preto (MG) na mostra de processo, no seu terceiro solo “Eu Sou”, em participações em shows de música e outros formatos.

Filipe Calegario contribuiu com o desenvolvimento e concepção no design de interação, da eletrônica e programação.

Leandro Oliván foi contratado em um momento específico para auxiliar na solução de alguns impasses de eletrônica e programação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *